Viagem




RASTREIO DE SEGURANÇA

RASTREIO - execução dos meios técnicos ou outros com vista a deteção de armas, explosivos ou qualquer outro engenho, artigo ou substância perigosa que possam ser utilizados para a prática de um ato de interferências ilícita.

Visa garantir o melhor nível possível de segurança e a integridade dos passageiros, da tripulação, do pessoal em terra, do público em geral, das aeronaves, das instalações aeroportuárias, contra atos de interferência ilícita.

Todos os passageiros que partem de um aeródromo são rastreados pela entidade que assegura as operações de rastreio de segurança, através da revista manual, rastreio de segurança através da passagem pelo pórtico de deteção de metais ou outros meios técnicos disponíveis no aeroporto, para o efeito.

Em voos internacionais, dependendo do país de destino, podem existir medidas adicionais de segurança, como acontece com os voos para os EUA.

O rastreio de segurança através da passagem pelo pórtico de deteção de metais deve ser complementado com revista manual aleatória dos passageiros, contínuas e imprevisíveis, numa percentagem nunca inferior a 10%, podendo ser estabelecida percentagem mais elevada em função da avaliação do nível de ameaça sobre a aviação civil.

Facilite a sua passagem pelo rastreio de segurança, é aconselhável que viaje com roupas e sapatos sem aplicações metálicas e tenha atenção aos objetos que possa ter nos bolsos (chaves, moedas, telemóveis, etc.).

Os sobretudos e casacos dos passageiros são submetidos a controlos de segurança separadamente da bagagem de mão. Também pode ser solicitado a descalçar-se e a colocar os respetivos sapatos no tapete do equipamento de raio X, para rastreio em separado, caso o pórtico detetor de metais seja acionado ou se o staff da entidade que assegura as operações de rastreio de segurança entender que os mesmos, em função do tamanho ou do formato, são suscetíveis de poderem esconder artigos proibidos.

Consulte a lista dos artigos proibidos na bagagem de mão porque, caso esqueça de despachá-los, esses itens terão de ser retidos no momento do rastreio.

O rastreio manual é uma medida alternativa/adicional de segurança, aplicada em casos específicos. É realizada pelos agentes da empresa que assegura as operações de rastreio de segurança, do mesmo sexo da pessoa inspecionada, com o consentimento do inspecionado. Consiste na revista do corpo de uma pessoa, suas vestes e demais acessórios, em espaço reservado, com discrição e na presença de testemunha, caso o passageiro solicite. No entanto, caso o passageiro não queira submeter-se ao rastreio manual, seu acesso à sala de embarque é negado.

Existem alguns passageiros que carecem de tratamento especial nos pontos de rastreio, que são:

Nas situações em que questões religiosas ou culturais possam causar constrangimentos à realização do rastreio aos passageiros, é efetuada uma revista manual em privado.

Os passageiros que recusarem ser submetidos ao rastreio ou recusarem permitir que as suas bagagens de mão sejam rastreadas são impedidos de acederem à sala de embarque e é-lhes recusado o embarque.

logo