Saber como proceder numa situação de emergência é fundamental, sendo recomendável que preste atenção às instruções dadas pelo pessoal de cabine sobre a localização das saídas, equipamentos de emergência e que consulte os folhetos informativos disponibilizados nos bolsos dos assentos, pois variam de acordo com o tipo de aeronave. Deve verificar a localização da saída de emergência mais próxima, que pode estar atrás de si. Os equipamentos de segurança, normalmente incluem: coletes salva-vidas, máscaras de oxigénio, cintos de segurança e deverá estar atento aos sinais luminosos ao nível do chão que indicam as saídas de emergência.
As instruções de segurança incluem geralmente outras informações, tais como: as restrições quanto ao uso de equipamentos eletrónicos portáteis, a arrumação da bagagem de mão nos compartimentos apropriados e a posição correta em que o assento e a mesa de bandeja devem estar durante as operações de descolagem e aterragem.
O uso de aparelhos eletrónicos dentro da aeronave é limitado, alguns tipos podem ser utilizados, no entanto, são proibidos durante as operações de descolagem e aterragem. Nesses momentos, não são permitidos equipamentos que emitam ondas eletromagnéticas, como os telemóveis, notebooks, aparelhos que reproduzem músicas e vídeos, câmaras digitais de foto e vídeo, entre outros. A permissão de utilização ou não desses equipamentos depende da companhia aérea.
Durante a viagem deve permanecer sentado e com o cinto de segurança apertado, principalmente quando o sinal do “cinto de segurança” estiver ligado ou a tripulação tiver comunicado, durante o táxi, a descolagem, a aterragem ou situações de turbulência.
Durante o voo pode ocorrer turbulência, é um fenómeno atmosférico que faz a aeronave balançar e variar levemente a altitude, sendo mais comum quando se ultrapassa uma camada de nuvens, mas também pode ocorrer com o céu limpo. Pode ser causado por correntes térmicas ou convectivas, diferenças no relevo, variação na velocidade do vento de uma zona frontal ou alterações na temperatura e pressão atmosférica. As aeronaves podem evitar zonas de turbulência com o uso de radares meteorológicos, que indicam as nuvens mais densas. Se estiver na casa de banho ou no corredor do avião, retorne imediatamente ao seu assento. Em períodos de turbulência, o serviço de bordo também pode ser suspenso.